Alan Turing

    Alan Mathison Turing nasceu em 23 de Junho de 1912 em Londres, filho de um oficial britânico, Julius Mathison e Ethel Sara Turing. A maior parte do seu trabalho foi desenvolvida no serviço de espionagem, durante a II Grande Guerra, levando-o somente por volta de 1975 a ser reconhecido como um dos grandes pioneiros no campo da computação.

Alan Turing

    Depois de concluir o mestrado em King's College (1935) e receber o Smith's Prize em 1936 com um trabalho sobre a Teoria das Probabilidades, Turing enveredou-se pela área da computação. A sua preocupação era saber o que efectivamente a computação poderia fazer. As respostas vieram sob a forma teórica, de uma máquina conhecida como Turing Universal Machine, que possibilitava calcular qualquer número e função, de acordo com instruções apropriadas.

    Quando a II Guerra Mundial eclodiu, Turing foi trabalhar no Departamento de Comunicações da Grã Bretanha (Government Code and Cypher School) em Buckinghamshire, com o intuito de quebrar o código das comunicações alemãs, produzido por um tipo de computador chamado Enigma. Este código era constantemente trocado, obrigando os inimigos a tentar descodificá-lo correndo contra o relógio. Turing e seus colegas cientistas trabalharam num sistema que foi chamado de Colossus, um enorme emaranhado de servo-motores e metal, considerado um precursor dos computadores digitais.

 

Colossus

    Durante a guerra, Turing foi enviado aos EUA a fim de estabelecer códigos seguros para comunicações transatlânticas entre os aliados. Supõe-se que foi em Princeton, que conheceu Von Neumann e daí ter participado no projecto do ENIAC na universidade da Pensilvânia.

    Terminada a guerra, Alan juntou-se ao National Physical Laboratory para desenvolver um computador totalmente inglês que seria chamado de ACE (Automatic Computing Engine).Decepcionado com a demora da construção, Turing mudou-se para Manchester. Alan Turing suicidou-se em Manchester, no dia 7 de Junho de 1954.

O Teste de Turing

    O teste consistia em submeter um operador, fechado numa sala, a descobrir se quem respondia as suas perguntas, introduzidas através do teclado, era um outro homem ou uma máquina. A sua intenção era descobrir se poderia ser atribuida à máquina a noção de inteligência.

Ilustração ao Teste de Turing

 

O Trabalho Teórico

    Os fundamentos matemáticos da ciência da computação moderna começaram a ser definidos por Kurt Gödel com seu teorema da incompletude (1931). Essa teoria mostra que existem limites no que pode ser provado ou desaprovado num sistema formal.

    Em 1936 Alan Turing e Alonzo Church independentemente, e também juntos, introduziram a formalização de um algoritmo, definindo os limites do que pode ser computado, e um modelo puramente mecânico para a computação. Tais tópicos são abordados no que actualmente se chama Tese de Church-Turing, uma hipótese sobre a natureza de dispositivos mecânicos de cálculo. Essa tese define que qualquer cálculo possível pode ser realizado por um algoritmo sendo executado num computador, desde que haja tempo e armazenamento suficiente para tal.

    Alan Turing também incluiu na tese uma descrição da Máquina de Turing, que possui uma fita de tamanho infinito e um cabeçote para leitura e escrita que se move pela fita. Devido ao seu carácter infinito, tal máquina não pode ser construída, mas tal modelo pode simular a computação de qualquer algoritmo executado num computador moderno. Alan Turing é bastante importante para a ciência da computação, tanto que o seu nome é usado para o Turing Award e o teste de Turing.

Máquina de Alan Turing

 

Prémio de Turing

    O Prémio Turing é concedido anualmente pela Associação para Maquinaria da Computação (Association for Computing Machinery, ou ACM) a uma pessoa seleccionada por contribuições à computação. As contribuições devem ser duradouras e fundamentais no campo computacional.

    A denominação do prémio é homenagem a Alan Mathison Turing, um matemático britânico considerado um dos pais da ciência da computação moderna. O prémio é conhecido como o "Prémio Nobel da Computação". É patrocinado pela Intel Corporation e acompanhado actualmente por um prémio monetário no valor de 250.000,00 USD (duzentos e cinquenta mil dólares americanos), cerca de 196.804,25 € (cento e noventa e seis mil euros).

Prémio de Turing

 

 

 

Aqui estão alguns dos mais importantes:

 

Ano

Imagem

Nome

País

Citação

1967

2

 

 

Maurice Vincent Wilkes

Reino Unido

Professor Wilkes é mais conhecido pelo projecto do EDSAC, foi construído em 1949 e foi primeiro computador com um programa embutido.

1992

31

 

 

Butler Lampson

Estados Unidos

Por contribuições para o desenvolvimento de ambientes de computação pessoal distribuídos e a tecnologia para a sua implementação: estações de trabalho, rede de computadores, sistemas operativos, sistemas de programação, displays, segurança e publicação de documentos.

2004

48

 

 

Vint Cerf

 

Pelo trabalho pioneiro em internetworking, incluindo o projecto e implementação do TCP/IP, protocolo de comunicação base da Internet, e por inspirar liderança em networking.