Inovações de Hardware

  • Processador de Mil Núcleos

    O protótipo foi desenvolvido por investigadores da Universidade de Glasgow e pode processar até 5 GB de informação por segundo, aproximadamente 20 vezes mais do que um processador comum.

    Processadores com mais de um núcleo (bastante comuns hoje em dia) aparentam para o computador como se fossem múltiplos processadores, podendo -cada núcleo- realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Teoricamente, seria possível contruir processadorescom quantos núcleos fossem desejados, bastando apenas dispor de espaço e material.

    Um problema, que está a ser o maior desafio dos programadores, é que os programas actuais não estão prontos para serem "partidos" em tantas partes. Para que um processador de mil núcleos seja possível e se torne, efectivamente, uma grande novidade, os investigadores precisam de descobrir uma solução que consiga contornar essa limitação.

  • SSD da série 310 da Intel

    A série 310 dos SSD da Intel pode até não trazer nenhuma novidade no que diz respeito ao desempenho, mas está menor do que nunca. Quando comparada com a X25, a sua antecessora, os SSD 310 possuem tamanhos oito vezes menor- mas a mesma capacidade.

    Os novos dispositivos de armazenamentosão direccionados para portáteis como netbooks e tablets, e estão disponíveis em versões de 40 GB e 80 GB. As suas dimensões são de 5,1x3x0,5 (altura x largura x profundidade), pesam apenas 10 gramas e utilizam memória NAND de 34 nm (nanómetros).

  • USB 3.0

    As ligações USB fazem parte um padrão extremamente versátil da tecnologia. Utilizado nos mais diversos periféricos, este padrão é responsável não apenas pela facilidade na instalção de dispositivos (ratos, teclados e câmaras) mas também pelas altas velocidades nas transferências de dados e armazenamento e arquivos.

    Esta nova versão é dez vezes mais rápida do que a versão 2.0. Com essa vantagem na velocidade, torna-se muito mais indicada para a necessidade de fazer transferências de dados que têm de ser efctuadas rapidamente.